FORTALEZA

 

Fortaleza recebeu esse nome por ter sido surgido ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, antigo forte holandês de Schoonenborch, construído em 1649.

 

Fortaleza é a quinta capital mais populosa do país, depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Possui ainda a maior densidade demográfica do Brasil, com 7,7 habitantes por quilômetro quadrado.

 

Além da capital cearense, a região metropolitana de Fortaleza inclui as seguintes cidades: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.

 

A cidade mais populosa do Ceará é Fortaleza com 2,5 milhões de habitantes em 2015. Sua região metropolitana abriga 3,6 milhões de pessoas.

 

O bairro mais populoso é Mondubim, com 76 mil habitantes em 2010. O segundo e terceiro com maior população são Barra de Ceará e Vila Velha.

 

Em relação à extensão territorial, a maior cidade da região metropolitana é Caucaia.

 

Dentre as capitais do Nordeste, Fortaleza possui o terceiro maior Produto Interno Bruto, sendo superada apenas por Salvador e Recife.

 

Em decorrência de uma forte estiagem ocorrida em 1877, metade da população de Fortaleza morreu em decorrência da fome e de doenças. Consta que o então imperador D. Pedro II teria ficado tão desolado que chorou ao receber a notícia.

 

O primeiro estádio a ficar pronto para a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014 foi o Castelão, em Fortaleza. Ele recebeu esse nome em homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo.

 

Localizado na praia de Porto das Dunas, no município de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, o Beach Park é o maior parque aquático da América Latina.

 

Situada a cerca de 10 quilômetros da região central de Fortaleza, a Praia do Futuro é a quinta praia mais visitada por turistas brasileiros.

 

Um dos principais pontos turísticos de Fortaleza é o Centro Dragão do Mar, com teatro, cinemas, museus e até um planetário.

 

Existe na cidade um teatro totalmente dedicado ao humor. Chamado de Teatro do Humor Cearense, ele conta com cinco apresentações por semana. Outra atração curiosa é o Museu do Humor Cearense, com acervo e apresentações totalmente dedicadas ao riso. Por sinal, alguns dos melhores comediantes brasileiros são cearenses, entre eles Chico Anysio e Tom Cavalcante. Como vemos, o humor é coisa séria para os cearenses.

 

Os principais clubes de futebol da cidade são o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Clube. O Fortaleza é o terceiro clube com mais sócios torcedores do Nordeste.

 

Nascido na região metropolitana de Fortaleza, o escritor José de Alencar dá nome ao mais famoso teatro da cidade. Alencar é autor dos clássicos O Guarani, Senhora, A Pata da Gazela, O Tronco do Ipê, O Gaúcho, Lucíola, A Viuvinha e Iracema.

 

 

TURISMO

 

 

As praias são alguns dos principais pontos turísticos de Fortaleza, mas não são os únicos. É claro que visitar as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e a Praia do Futuro - com suas megabarracas - faz parte do roteiro dos visitantes; no entanto, a capital cearense tem mais do que praias para oferecer.

 

Querendo fazer um passeio cultural, a melhor ideia é conhecer o centro da cidade. Comece indo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, também conhecido apenas como "Dragão". O lugar tem salas de cinema e teatro, abriga o Museu de Arte Contemporânea e um planetário. Além desse lado cultural, o Dragão tem vários bares e é ideal para um happy hour.

 

Para conhecer mais a fundo a história do Ceará, a dica é visitar o Museu do Ceará, no centro. Ele está dividido em oito temas diferentes, com áreas que tratam dos povos indígenas, da escravidão e de Padre Cícero (sacerdote muito querido pelos cearenses), entre outras áreas. Se bater aquela vontade de descansar depois de uma caminhada, tome um café sob as árvores do Passeio Público.

 

Também no centro, que concentra os pontos históricos de Fortaleza, não deixe de visitar o Theatro José de Alencar. A fachada externa do lugar não demonstra toda a sua beleza; por isso, não deixe de entrar no edifício e conferir seus detalhes. O teatro, construído em 1910, chama a atenção por sua estrutura metálica, pelos vitrais coloridos e pelas pinturas no teto. Faça uma visita guiada pelo teatro, é gratuita!

 

Artesanato faz parte da cultura do Ceará e, para conhecer peças do artesanato local, dois ótimos lugares são o Mercado Central e a Feira de Artesanato da Av. Beira Mar. Aliás, caminhar pela Beira Mar e por seu calçadão é um programa delicioso - se tiver pique, vá de Mucuripe até Iracema, passando pelo Espigão de Iracema, pela estátua de Iracema e visitando a Ponte dos Ingleses, um dos símbolos de Fortaleza.

 

Por último - não menos importante -, insira no roteiro um dia todo dedicado ao Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil. O parque abriga uma grande variedade de brinquedos, que atendem os anseios tanto de famílias que viajam com crianças quanto dos aventureiros, loucos por uma boa dose de adrenalina. O local tem piscinas com ondas, brinquedos infantis, vários toboáguas - entre eles o Insano e recém-lançado Arrepius, que tem conquistado muitos visitantes.

 

Fortaleza está, pois, de braços abertos para receber (bem) aqueles que se propuserem a desvendá-la e nos quais, certamente, ficará plantada a sementinha da saudade.

 

 

 

Seja o primeiro a receber novidades sobre o Taikai Shiro Kuma 2017. Preencha o campo abaixo e assine nossa newsletter.

Taikai Shiro Kuma 2017

Fortaleza/CE - Brasil